Foi celebrado ontem, terça-feira, no Rio de Janeiro, o ingresso da Mitsubishi Heavy Industries (MHI) na participação societária do estaleiro Ecovix Engevix Construções Oceânicas. Em outubro, o grupo japonês adquiriu 30% das ações da Ecovix por US$ 305 milhões. A empresa resultado dessa aliança irá operar os estaleiros ERG1 e 2, em Rio Grande.
Hoje, o Governo do Estado estará representado pelo vice-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Aloísio Nóbrega, que participará da cerimônia marcada para as 19h, no Rio de Janeiro Country Club. “O investimento de uma empresa do porte da japonesa Mitsubishi reafirma o potencial da indústria oceânica e polo naval e vem ao encontro da nossa Política Industrial, que priorizou o segmento como um dos 23 setores estratégicos da economia do Rio Grande do Sul”, ressalta o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik.
Em setembro, uma missão gaúcha – integrada pelo presidente da AGDI, Ivan De Pellegrin – esteve no Japão e participou de reunião com executivos da MHI. Na ocasião, após uma apresentação sobre os diferenciais do Estado, foi percebido o fortalecimento das intenções da companhia de investir no Brasil. “O retorno que tivemos dos executivos japoneses foi de que a nossa explanação conferiu mais segurança à tomada de decisão pelo investimento, que estava em análise na época”, afirma De Pellegrin.
Essa aliança representa um ganho tecnológico para o estaleiro que, atualmente, produz oito cascos replicantes em Rio Grande. “Além do know-how japonês na indústria oceânica, haverá um importante incremento de capital nos negócios da companhia”, avalia Nóbrega.
Fonte: Jornal Agora (RS)/Carmem Ziebell
PUBLICIDADE