Receba notícias em seu email

Navalshore

Mobilização quer segurar o estaleiro OSX

Políticos e entidades empresariais buscam apoio no Ministério do Meio Ambiente e no Ibama para licenciamento do projeto
A possibilidade de o estaleiro da OSX ser instalado no RJ pressionou lideranças políticas e empresariais a se mobilizarem pela permanência do projeto de R$ 2,5 bilhões em SC. O licenciamento em Biguaçu encontra resistência do Instituto Chico Mendes (ICMBio). Como plano B, foi escolhido o município de São João da Barra (RJ), onde o Grupo EBX, do bilionário Eike Batista, está construindo o Porto de Açu.
O governador Leonel Pavan afirma que o diretor de sustentabilidade da EBX, Paulo Monteiro, está firme na intenção de manter a obra em SC e diz que a empresa contratou um biólogo norte-americano para contrapor o parecer do ICMBio.
– Vamos tentar mostrar que não há todo este prejuízo ambiental. Estamos preocupados, mas não desanimados. A OSX não acenou com a definição de ir embora – afirma.
O prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, esteve em Brasília e conseguiu uma moção junto aos deputados federais e senadores catarinenses, solicitando o empenho do Ministério do Meio Ambiente para manter o empreendimento no Estado.
– Temos uma audiência marcada com a ministra Izabella Teixeira e vamos levar este documento – adianta.
A deputada federal Angela Amin (PP), coordenadora do fórum parlamentar de SC, elaborou um documento a ser encaminhado ao Ibama. No ofício, pede agilidade na análise da instalação do estaleiro. A deputada afirma que, preservada as questões ambientais, é a favor da instalação dada a importância do projeto não só para Biguaçu quanto para o Estado.
A senadora Ideli Salvatti (PT) diz que está fazendo um monitoramento diário de vários projetos que ainda dependem de licença ambiental, inclusive o do estaleiro. Ela acionou o Ministério do Meio Ambiente, com a meta de fazer as coisas andarem.
– O estaleiro é muito importante, pois coloca SC dentro dos projetos da Petrobras. Mas fico desconfiada quando um empresário começa a fazer este tipo de ameaça – alerta.
O senador Raimundo Colombo (DEM), que já deu seu apoio ao prefeito de Biguaçu, defende que SC não pode perder este investimento.
– O estaleiro representa um grande investimento para o Estado e o início do aproveitamento de nossa costa.
Para o secretário de Desenvolvimento de Florianópolis, José Carlos Ferreira Rauen, é necessário um estudo aprofundado sobre os golfinhos que habitam as áreas da Baía Norte, um dos impasses do projeto.
– O investimento vai recuperar o que já está degradado e o que dizem que é prejuízo, na verdade, pode ser um ganho para o meio ambiente.
O prefeito de Governador Celso Ramos, Anísio Soares, também apoia a mobilização para a permanência do estaleiro na região.
Colaboraram Natália Viana e Cristina Vieira
Seis meses de debate
- Dezembro de 2009 – A consultoria de estudos ambientais e engenharia Caruso Jr conclui o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/Rima) do estaleiro da OSX, empresa do grupo EBX do bilionário Eike Batista.
- Março de 2010 – A OSX promove uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Bovespa.
- Abril – O ICMBio, órgão responsável pelas unidades de conservação federais, apresenta parecer contrário à instalação do estaleiro em Biguaçu. Devido ao IPO, a empresa OSX precisa respeitar um período de silêncio e não se manifesta sobre o assunto.
- Maio – A OSX protocola na Fatma um novo relatório, com alternativas para os problemas apontados pelo ICMBio.
- Junho – O ICMBio conclui a avaliação do novo documento e mantém o parecer contrário. A Fatma ainda avalia o relatório e busca um acordo com a equipe do ICMBio. A OSX está recorrendo a Brasília para tentar aprovar o projeto e estuda o Rio de Janeiro como plano B para o investimento. Em Santa Catarina, lideranças políticas e empresariais iniciam uma mobilização para tentar segurar o investimento no Estado.

Fonte: Diário Catarinense/SIMONE KAFRUNI






PUBLICIDADE




   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira