O Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal-PE) e representantes do Estaleiro Atlântico Sul (EAS) se reúnem hoje em mais uma tentativa de consenso sobre condições de trabalho no empreendimento. A reunião é mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-PE) e terá em mesa 16 propostas, com três delas já aprovadas na audiência da última sexta-feira.
Segundo a advogada do Sindmetal-PE, Sílvia Nogueira, a proposta está fechada desde o dia 2 de agosto, mas as audiências não têm tido avanços consideráveis. “A diretoria do EAS sinalizou positivamente em três pontos, que tratam da refrigeração do refeitório, pagamento das horas nos dias de paralisação, inclusive as reuniões da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), e pagamentos das horas extras do mês sejam realizados até o dia 15 do mês seguinte”, detalhou.
Os outros pontos garantem plano de saúde de abrangência local para os trabalhadores, sendo estudada a ampliação para familiares que moram fora de Pernambuco; perícia sobre insalubridade, refrigeração dos ambientes confinados; adequação das funções dos funcionários que atuam em função superior e não recebem salário correspondente; folga de meio dia para o dia de pagamento (empresa só discutirá esse ponto caso seja retirada a solicitação de folga de cinco dias a cada 90 trabalhados); além de reintegração e estabilidade de seis meses para os membros da Cipa e reversão de dispensas por “justa causa” para “sem justa causa”.
O Estaleiro Atlântico Sul informou, via assessoria de Imprensa, que não medirá esforços para que as negociações cheguem, em breve, a um consenso, e convoca os trabalhadores para que permaneçam em seus postos de trabalho, exercendo suas atividades normalmente”.
Fonte: folha de Pernambuco(PE)/ANDRÉ CLEMENTE
PUBLICIDADE