Receba notícias em seu email

MSC

Navalshore tem início no Rio de Janeiro

A Navalshore - Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore teve início nesta quarta-feira, 3 de agosto, no Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura contou com a presençado presidente da Associação Brasileira das Empresas do Setor Naval e Offshore (Abenav), Augusto Mendonça; do presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma), Bruno Lima Rocha; do presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Ariovaldo Rocha; superintendente nacional da Caixa Econômica Federal, José Humberto Pereira; do presidente da Transpetro, Sérgio Machado; do secretário substituto de Fomento para Ações de Transporte do Ministério dos Transportes, Luis César Brandão Maia; e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro, Júlio Bueno; do presidente da UBM Brasil, Joris van Wijk; e do vice-presidente Senior da UBM Asia, Michael Duck.

O presidente da Abenav, Augusto Mendonça, destacou que a prevista produção da Petrobras de 6,5 bilhões de barris/dia proporcionará um acréscimo significativo de encomendas para o setor naval nos próximos 10 anos. "Foi informado pela estatal que serão 105 novas plataformas entre perfuração e produção e, pela nossa conta, serão mais de 550 barcos de apoio necessários e mais de  100 navios que deverão ser construídos nesse período. Pra nós, isso é muito positivo", disse.


PUBLICIDADE



O presidente do Syndarma, Bruno Rocha, ressaltou que a demanda do setor de óleo e gás tem sido respondida pelo segmento de apoio marítimo. Mas enfatizou que o país tem carência de oficiais mercantes para acompanhar o crescimento da demanda. "Teremos que utilizar mão de obra estrangeira enquanto não formamos mais oficiais aqui", lamentou. O presidente do Sinaval, Ariovaldo Rocha, destacou o bom momento e convidou empresas internacionais do segmento a se instalarem no país."Que venham os estrangeiros, porque a vez agora é do Brasil", disse.

O superintendente nacional da Caixa Econômica Federal, José Humberto Pereira, destacou os pedidos de financiamento de mais de R$ 5 bilhões em análise hoje na CEF. "Assinaremos o primeiro contrato ainda neste mês", previu. Pereira lembrou que há cerca de um ano foi criada na Caixa uma superintendência regional dedicada exclusivamente à cadeia de petróleo e gás.

Na avaliação do presidente da Transpetro, Sérgio Machado, a indústria naval passa por um momento especial. "É o século de sorte do Brasil, onde a preparação encontrou a oportunidade", opinou. Ele afirmou ainda que é necessária a implantação de mais três estaleiros no país para a construção de navios e outros dois de reparo e, assim como Rocha, convidou as empresas estrangeiras a se istalarem no país. "É a hora da oportunidade, mas desde que também venha a tecnologia", frisou. Machado disse também que a companhia está criando a Academia Marítima Transpetro para formar mão de obra marítimos.

O secretário substituto de Fomento para Ações de Transporte do Ministério dos Transportes, Luis César Brandão Maia, disse que o país passou do tempo em que se tinha mais recursos que projetos. "Hoje, a situação é bastante inversa. E o governo, percebendo que é uma indústria que veio pra ficar, vem fazendo aportes e incentivando o setor", disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro, Júlio Bueno. Em sua avaliação, o Brasil vive um momento único. Bueno destacou que o estado tem em construção hoje quatro estaleiros: o OSX, a unidade que será implantada pela Marinha do Brasil para construir submarinos, o Inhaúma (ex-Ishibrás) e a segunda unidade do Aliança. "No total, serão gerados cerca de 25 mil novos empregos", contabilizou. Ele anunciou ainda que o governo vai oferecer um pacote de incentivos para empresas de navipeças que queiram se instalar no país.

Da Redação






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira