Navio Ana Luisa será lançado no mar

Estaleiro Aliança inicia acabamento do navio "CBO Ana Luisa". A embarcação, do tipo PSV de apoio marítimo, será lançada neste sábado ao mar para finalização de sua construção no cais de acabamento. A entrega do navio à CBO para iniciar operações em contrato com a Petrobras está prevista para setembro deste ano.

O presidente da CBO e do Estaleiro Aliança, Luiz Maurício Portela, informou que o CBO Ana Luisa recebeu investimentos de US$ 35 milhões, incentivos do governo federal e estadual e financiamento do Fundo de Marinha Mercante (FMM), do Ministério dos Transportes. A CBO tem sete outros navios semelhantes em construção no Estaleiro Aliança . A CBO (Companhia Brasileira de Offshore) e o Estaleiro Aliança são empresas brasileiras do Grupo Fischer. Está em operação desde 1978. Sua frota é formada por 17 navios de apoio marítimo.

O Grupo Fischer, acionista controlador das empresas, autorizou o plano de expansão do estaleiro e da frota da CBO, com investimentos da ordem de US$ 900 milhões, parte financiado com recursos do FMM e parte com recursos próprios. Além da expansão do Estaleiro Aliança está prevista a implantação de unidade de reparos navais para a frota da CBO e de uma indústria metal-mecânica, no município de São Gonçalo. E a base de operações da CBO, em Macaé, será ampliada.

PUBLICIDADE

MCI


Desde 1999, os investimentos da CBO reativam estaleiros no Estado do Rio de Janeiro para construção de navios tecnologicamente sofisticados. Os três primeiros navios do tipo PSV construídos pela CBO foram pioneiros no processo de recuperação da indústria naval no Rio de Janeiro.

A embarcação de apoio Ana Luisa possui comprimento total de 76,7 metros; com boca de 17 metros; pontal de 7 metros; calado máximo de 5,9 metros; porte bruto de 3.450 toneladas; motor principal (BHP) 2x 3.150; impelidores laterais, 4x800, e velocidade de 14 nós.

Fonte: Monitor Mercantil/Marcelo Bernardes

 



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira