O consórcio Schahin - Modec, contratado pela Petrobras para construir e operar o FPSO "Cidade de Mangaratiba", deu início no dia 16 à saída da unidade do estaleiro BrasFels, em Angra dos Reis. Este navio-plataforma vai operar na área de Iracema Sul, no campo de Lula, localizada no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, no litoral do Estado do Rio de Janeiro.
Com conteúdo local previsto de 65%, a construção e integração de módulos, no Brasil, envolveu quatro sites de obras no Rio de Janeiro, localizados em Itaguaí, Ilha do Fundão, Niterói, Angra dos Reis, além de um na Bahia.
PUBLICIDADE
Ancorado a 240 quilômetros da costa, em águas com profundidade de 2,2 mil metros, o "Cidade de Mangaratiba" será conectado a oito poços produtores e oito injetores, tendo capacidade para produzir 150 mil barris de óleo e comprimir oito milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, e para armazenar 1,6 milhão de barris de petróleo. Além disso, tem capacidade para injetar 240 mil barris de água por dia. A produção de petróleo deverá ser iniciada no quarto trimestre deste ano.
Características técnicas
Profundidade de água de operação: 2,2 mil metros;
Capacidade de produção de petróleo: 150 mil barris/dia;
Capacidade de tratamento de gás natural: 8 milhões m³/dia;
Alojamento: 150 pessoas;
Nº de empregos diretos: 2,5 mil trabalhadores.
A área de Iracema Sul compõe a concessão BM-S-11, operada pela Petrobras (65%) em parceria com a BG E&P Brasil Ltda. (25%) e a Petrogal Brasil S.A. (10%).