O navio-sonda Norbe VIII, da Foresea, chegou à Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, para finalizar uma manutenção programada iniciada no último dia 9 de agosto. A embarcação, que passou 28 dias fora da água no Estaleiro Rio Grande (RS), retornará às operações em novembro com um novo contrato.
A manutenção incluiu limpeza, revisão geral e pintura, sendo a segunda vez que um navio de grande porte da indústria offshore brasileira foi retirado da água para manutenção – a primeira ocorreu em 2023 com o navio-sonda ODN I, também da Foresea.
PUBLICIDADE
Construída em 2011, a Norbe VIII é uma plataforma de perfuração com capacidade para operar em lâmina d’água de até 3 mil metros e perfurar poços de até 12.195 metros. Foi a primeira sonda de águas ultraprofundas no Brasil a usar posicionamento dinâmico sem ancoragem em lâmina d’água abaixo de 500 metros. A Foresea possui uma frota de sondas incluindo ODN I, ODN II, Norbe VI, Norbe VIII e Norbe IX, todas com contratos ativos. A empresa opera em águas profundas e ultraprofundas, com foco na segurança e eficiência, além de parceria e confiança dos clientes.