MSC

Navios gaseiros ao mar em 2012

Mar à vista! Daqui a pouco mais de um ano e meio, deve estar chegando ao Oceano Atlântico a primeira embarcação produzida no Estaleiro Promar, que será erguido entre 2011 e 2012, no Complexo Industrial de Suape, em Pernambuco. Ontem pela manhã, representantes da estatal Transpetro e das empresas STX Brazil Offshore S.A e PJMR (sócias no Estaleiro Promar) assinaram o contrato de construção de oito navios gaseiros, como parte do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). O investimento será de US$ 536 milhões.
Estaleiro Promar vai construir gaseiros para a Transpetro, em Suape, com investimentos de US$ 536 milhões
Segundo o presidente da STX Brazil, Miro Arantes Filho, o primeiro navio será entregue 33 meses após a eficácia do contrato, o que deve acontecer no início de 2013. As outras embarcações serão lançadas em sequência, com intervalos de três ou quatro meses, de maneira que todas estejam concluídas antes de 2015. "A assinatura dispara todo o processo de construção. Já estamos negociando e fechando com os principais fornecedores, porque a fabricação dos equipamentos da área naval demanda muito tempo."
A construção do primeiro navio terá início antes mesmo da conclusão das obras do Estaleiro Promar, prevista para o segundo semestre de 2012. "Começaremos a construir a embarcação cerca de seis meses antes, com o processamento do aço. Todas as etapas serão feitas em Pernambuco", afirmou Arantes. De acordo com o presidente da PJMR, Paulo Haddad, o cronograma dos lançamentos será divulgado daqui a, aproximadamente, um mês.
Antes disso, possivelmente na próxima semana, será anunciado o calendário de recrutamento, seleção e treinamento de pessoal para a construção do Promar (a ser iniciada em agosto, com obras de terraplanagem) e dos navios gaseiros. Serão abertas em torno de dez mil vagas, distribuídas da seguinte maneira: 1.500 diretas e 7 mil indiretas para as embarcações, e 1.500 para o estaleiro. "O objetivo é que todos os postos sejam ocupados por pessoas de Pernambuco", disse Miro Arantes. A capacitação dos candidatos aprovados acontecerá, segundo Haddad, no centro de desenvolvimento de mão de obra do Promar, já instalado no Complexo Industrial de Suape.
Com a assinatura do contrato, o Promar confirma a responsabilidade por todos os navios gaseiros que compõem o Promef. As embarcações, destinadas ao armazenamento e transporte de gás, serão construídas em três dimensões: dois com 4 mil metros cúbicos, quatro com 7 mil metros cúbicos e dois com 12 mil metros cúbicos. O programa estabelece que, pelo menos, 70% dos equipamentos e serviços usados nas obras sejam comprados a empresas nacionais.

Fonte: Diário de Pernambuco/Tiago Cisneiros // Especial para o Diario

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira