Armadores estrangeiros que não têm escritório no Brasil muitas vezes se deparam com dificuldades para sanar problemas técnicos em suas embarcações que operam aqui. E paradas por problemas técnicos são o pesadelo de qualquer armador. Visando suprir essa lacuna foi criada a Charter Safe. Com escritório no Rio de Janeiro, a empresa atua como uma prestadora de apoio técnico aos armadores, gerenciando problemas operacionais em qualquer tipo de embarcação, desde navios de longo curso até barcos de apoio offshore.
A empresa conta com equipe de profissionais de longa experiência e inspetores certificados pelo International Institute of Maritime Surveyors (IIMS).
PUBLICIDADE
A gama de serviços oferecidos abrange desde escrever as especificações de obras de reparo até indicar a contratação de subfornecedores, passando ainda pela importação e desembaraço aduaneiro de peças e sobressalentes. “Percebemos que não havia no Brasil um serviço único que pudesse resolver qualquer problema operacional de navios”, explica o diretor de desenvolvimento de negócios, Augustin Downes, lembrando que muitas vezes o armador estrangeiro só tem relação com o país através do agente marítimo.
Entre os primeiros clientes da Charter Safe no Brasil está a chinesa Cosco. A empresa já prestou serviços em duas operações de reparo em graneleiros da chinesa, em Santos e em Paranaguá. Em junho a Charter Safe firmou parceria com uma armadora espanhola e outra da África do Sul com o objetivo de ajudar a antecipar e resolver mais rapidamente quaisquer problemas que elas possam ter em operações no Brasil. Vale lembrar que a grande maioria do comércio exterior brasileiro é feito por navios de bandeira estrangeira. Boa parte deles operados por empresas sem estrutura comercial no país.