A Tuper inaugurou na última sexta-feira (14), em São Bento do Sul (SC), sua oitava unidade industrial. Com investimentos de R$ 198 milhões, a Tuper Óleo e Gás produzirá tubos de aço API (American Petroleum Institute), que atendem especificações técnicas internacionais. A fábrica tem capacidade anual para processar 180 mil toneladas de aço.
A nova unidade produzirá tubos de aço carbono para aplicações estruturais e de condução, com diâmetros de até 13 3/8 polegadas e espessuras variando de 3mm até 16mm, utilizados no transporte de óleo, minerais, gases, combustíveis e outros. Também serão fabricados tubos casing, que são usados para revestimento de poços de petróleo.
PUBLICIDADE
A produção de tubos estruturais da nova planta também atenderá a indústria naval, construção civil em geral, além da rodoferroviária, sucroenergética, telecomunicações e de grandes construções de infraestrutura.
Cerca de 70% da produção da Tuper Óleo e Gás será destinada ao segmento de petróleo, gás, químico, petroquímico e mineração; enquanto 30% vai para os demais setores. A Tuper já fornece itens para a construção e reforma de todos os estádios que serão usados na Copa de 2014, como Maracanã, Mineirão, Itaquerão e Castelão.
A Tuper também anunciou investimentos de R$ 133 milhões nas áreas de geração de energia e também na produção de andaimes tubulares para o segmento da construção civil. Na ocasião, o presidente da Tuper,Frank Bollmann, revelou que a empresa está finalizando um plano para abrir uma subsidiária da Tuper Comercial em Houston, nos Estados Unidos. O objetivo é atender o mercado americano e, futuramente, ingressar também em outros mercados.