O estaleiro do complexo naval de Itaguaí (RJ) recebeu, na última terça-feira (4), mais uma seção do submarino Humaitá (S-41), segunda das quatro unidades de propulsão diesel-elétrica do programa de desenvolvimento de submarinos da Marinha (Prosub). De acordo com a Itaguaí Construções Navais (ICN), a seção 2B tem nais de 10 metros de comprimento e pesa mais de 170 toneladas. O casco da seção transferido ao estaleiro foi construído na Nuclep (Nuclebrás Equipamentos Pesados) e começou a receber a parte tecnológica na unidade de fabricação de estruturas metálicas (UFEM).
No último dia 29 de maio, foi transferida a seção 2A do S-41, parte com mais de 320 toneladas de peso e cerca de 18 metros de comprimento. A próxima operação de transferência de seção para o estaleiro está prevista para o dia 19 de junho. O lançamento ao mar do S-41 Humaitá deve ocorrer no segundo semestre de 2020.
Nota da Redação: Ao contrário do que informamos anteriormente, a fabricação dos cascos resistentes dos quatro submarinos convencionais do Prosub vem sendo feita no piso fabril da Nuclep (Nuclebrás Equipamentos Pesados), depois os cascos seguem para UFEM, unidade em que a parte tecnológica começa a ser instalada.
PUBLICIDADE