O Ministério de Minas e Energia vai lançar um projeto piloto de exploração não convencional de petróleo e gás na Região Nordeste do país.
O objetivo do governo é iniciar a extração nas reservas minerais de xisto, a tradução mais utilizada para o shale oil e o shale gas, no Recôncavo Baiano e na Bacia do Parnaiba de forma controlada.
PUBLICIDADE
De acordo com o secretário de petróleo e gas do ministério Marcio Félix, os detalhes do projeto serão divulgados em uma reunião no dia 28 de novembro.
A tecnologia que permite a extração nessas reservas é conhecida com fracking e é muito criticada por ambientalistas, porque são utilizdaas grandes quantidades de água com solvente para quebrar as rochas onde estão encapsulados o óleo e o gás.
Depois da fragmentação, boa parte dos rejeitos fica no terreno e pode contaminar lençõis freáticos, mas o presidente da Agência Nacional do Petróleo Décio Odonne defendeu o projeto pela potencialidade de investimentos que ele pode gerar.
Caso o projeto vá a frente será a primeira experiência comercial de produção de petrólo e gás utilizando fracking em centenas de municípios do Brasil. A técnica, amplamente utilizada nos Estados Unidos, inclusive já foi proibida.
Fonte: EBC