Farstad, Volstad e Kleven se uniram e formaram uma nova empresa na Noruega, a Norwind Offshore, focada exclusivamente em energia eólica offshore
A nova companhia já fechou contrato com o estaleiro Vard para a entrega de três embarcações até 2024. Como parte do pedido, o Vard projetará e construirá duas embarcações de operações de serviço de comissionamento (CSOVs) com opções para duas embarcações adicionais. Além disso, foi feito um pedido ao Vard para a venda e conversão de uma Platform Supply Vessel para ser convertida em Service Operation Vessel (SOV).
PUBLICIDADE
Os contratos para as três embarcações firmes têm um valor indicativo total de US$ 162,5 milhões.
As duas construção são projeto de design Vard 4 19, desenvolvido pela Vard Design em Ålesund. Os CSOVs serão construídos para serviços e operações de manutenção em todo o mundo em parques eólicos offshore.
O primeiro navio será equipado e entregue no segundo trimestre de 2023. O casco será construído no estaleiro Vard Braila, na Romênia. O segundo navio será construído e entregue pelo Vard Vung Tau, no Vietnã, com entrega prevista para o terceiro trimestre de 2024.
A terceira embarcação é uma conversão de uma das Platform Supply Vessel (PSV) do Vard que será convertido em Service Operation Vessel (SOV). O navio está em operação na Ásia e na Austrália. A embarcação será entregue à Norwind Offshore no segundo trimestre de 2022.