O grupo Wärtsilä apresenta o seu novo motor de 4 tempos de média rotação Wärtsilä 25. Com base na plataforma de tecnologia modular da Wärtsilä, esta última adição ao portfólio de motores da empresa foi projetada para acelerar e apoiar os esforços do setor marítimo na descarbonização das operações.
A modularidade do motor Wärtsilä 25 oferece aos armadores e operadores flexibilidade maximizada, enquanto a eficiência e a economia de combustível do motor proporcionam emissões reduzidas. O motor já é capaz de operar com diesel, GNL ou com biocombustíveis neutros em carbono, a gás ou líquidos, e pode ser facilmente atualizado para operar com futuros combustíveis isentos de carbono, à medida que se tornam disponíveis. A flexibilidade de ter diferentes opções de sincronização de tempo de abertura de válvulas é um facilitador para futuros combustíveis e otimização de emissões.
PUBLICIDADE
O motor Wärtsilä 25 pretende ser o primeiro motor da empresa a funcionar com amônia como combustível – o desenvolvimento da tecnologia está atualmente em andamento com o conceito tecnológico previsto para 2023, seguindo o cronograma para disponibilização do produto para projetos.
“Este motor marca o início de uma nova era de motores de pequeno porte, de média rotação e à prova de futuro, e vem como um passo importante para que a indústria marítima atinja seus objetivos de descarbonização. O Wärtsilä 25 possui vários diferenciais. É um motor pequeno, mas poderoso, e proporciona uma transição sem esforço para combustíveis futuros, tornando-o um investimento à prova de futuro. Mais importante ainda, o motor traz todas essas vantagens, mantendo o custo de vida total do projeto dentro do razoável ", diz Roger Holm, presidente da Marine Power e vice-presidente Executivo da Wärtsilä Corporation.
Ao operar com gás natural, o motor é compatível com IMO Tier III, como também é com diesel quando integrado com um sistema de redução de emissões de NOx (NOR) Wärtsilä. Além disso, permite o cumprimento de regulamentos como os protocolos CII e EEXI da IMO que entram em vigor em 2023, de forma economicamente viável.
O Wärtsilä 25 é projetado para longos períodos de operação sem manutenção e possibilita programações de docagem com um tempo entre revisões (TBO) de até 32.000 horas. Como resultado, tanto o tempo fora de serviço quanto os custos operacionais são significativamente reduzidos. O planejamento dinâmico de manutenção orientado por dados e os serviços de manutenção preditiva podem estender ainda mais o TBO.
O motor possui também um sistema de turbocompressor robusto de alta eficiência e taxa de compressão e está disponível nas configurações de cilindros em linha de 6L, 7L, 8L e 9L. Enquanto a versão Dual-Fuel (DF) tem uma potência de saída que varia de 1,9 a 3,1 MW, a versão diesel oferece entre 2,0 a 3,4 MW. A tecnologia de injeção de combustível de alta pressão do tipo Common-rail otimiza a combustão e as configurações de injeção de combustível em todas as cargas. Isso, por sua vez, promove uma operação sem fumaça.
Outros recursos incluem um controle de autoaprendizagem proporcional, integral e derivado (PID) para reduzir as necessidades de calibração e a coleta de dados críticos do motor para fins de manutenção preditiva, relatórios e análise por meio do serviço Expert Insight da Wärtsilä. Os módulos podem ser substituídos ‘on the fly’ (enquanto em progresso), o que elimina a necessidade de downloads de software separados. Também estão disponíveis ajustes opcionais e fáceis de aplicar para condições árticas ou tropicais e para reduzir as emissões ao nível de um motor que opere apenas com gás.