Navalshore 2024

Obra da Via Portuária de Navegantes será retomada

A obra da Via Portuária de Navegantes, que ligará a Portonave S/A ? Terminais Portuários de Navegantes à BR 470, reinicia hoje (28). Dos 1,8 mil metros de extensão da via, 720 metros, da BR 470 à rótula do aeroporto, serão terraplanados e asfaltados. Outros 360 metros, da Portonave até a Leardini, que já estão terraplanados, agora serão asfaltados e liberados para o tráfego. No final da BR 470 há dois terrenos que ainda não foram desapropriados, e são fundamentais para a conclusão da obra no local. Esses 1,08 mil metros de via portuária serão urbanizados e contarão com uma ciclovia. Orçada em R$ 11 milhões, a obra é custeada pela Portonave e deve durar cerca de 60 dias. As desapropriações dos 110 terrenos afetados pela via são de responsabilidade da Prefeitura de Navegantes, com verbas do governo do estado.

Para que o restante da via portuária seja finalizado, 60 terrenos ainda precisam ser indenizados. Desses, 32 aguardam a audiência judicial para acertar o valor a ser pago. Outros 28, que já fizeram o acordo, esperam o repasse do valor para desocupar o local.

Em um convênio inicial, o governo do estado liberou R$ 7 milhões para indenizar as 110 propriedades do local. Contudo, com a valorização das áreas, esse valor foi suficiente para pagar apenas 50 desapropriações e houve a necessidade de um novo convênio entre a Prefeitura e o Governo para indenizar as 60 restantes.

"A Via Portuária é fundamental para melhorar o acesso dos caminhões à Portonave, a segurança de todos e o trânsito na cidade", defende Osmari de Castilho Ribas, diretor-superintendente administrativo da Portonave.

 

PUBLICIDADE




Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira