Na manhã de ontem, o diretor executivo da Metasa, Carlos Humberto Amodeo Neto, apresentou, ao Grupo de Trabalho e Desenvolvimento (GTD) da Prefeitura Municipal, o projeto de instalação da sua fábrica em Rio Grande, cujas obras de construção estão previstas para iniciar no próximo mês. A empresa irá produzir estruturas metálicas para plataformas offshore e fabricar painéis, blocos e semiblocos destinados à construção de cascos de navios, atendendo a demanda do pólo naval.
O diretor executivo da empresa falou sobre a implantação do projeto, que vai se instalar na área do Distrito Industrial, na margem da BR 392. O terreno, adquirido junto ao Estado, tem 135 mil metros quadrados e está localizado em frente ao Dique Seco. A empresa já possui a licença de instalação junto à Fundaçao Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para a construção da unidade, cujas obras iniciam a partir de junho com previsão de conclusão em doze meses. Um investimento em torno de R$ 150 milhões, segundo o empresário. Ele também adiantou que a fábrica deve começar a produzir em julho de 2011.
O projeto da Metasa apresenta duas fases: na primeira serão processadas 30 mil toneladas de blocos e semi-blocos para cascos de navios e mais 30 mil toneladas de painéis para a fabricação de blocos. Já a segunda fase pretende duplicar a capacidade de produção da etapa anterior. De acordo com o executivo, o projeto para a implantação da unidade da Metasa está sendo finalizado e até o fim do mês será encaminhado à Prefeitura para análise.
Com relação à mão-de-obra, o diretor executivo informou que para a primeira fase serão necessários 1,5 mil profissionais entre caldeireiros, soldadores, operadores de ponte rolante e também para a área administrativa. Na segunda fase do projeto, deverão abrir mais 1,2 mil postos de trabalho, “nosso principal objetivo é utilizar o máximo possivel de mão-de-obra existente aqui. Dos 1,5 mil profissionais que serão contratados na primeira fase do projeto, a expectativa é que de 10% a 15% venham de fora”, comentou o diretor. Carlos ressaltou que a Metasa já desenvolve planos de capacitação nesse sentido. Segundo ele, a idéia é aproveitar trabalhadores já aprovados em cursos de capacitação realizados no Município, selecioná-los e enviá-los para treinamento com os profissionais que atuam em Marau-RS (onde funcina a sede da empresa).
Por telefone, o presidente do Conselho Administrativo da Metasa, Antônio Roso, falou sobre a expectativa da empresa para a implantação da unidade em Rio Grande : “Estamos trabalhando há seis anos nesse projeto, e a expectativa é a melhor possível. Sabemos do momento de otimismo que Rio Grande atravessa, e tão logo as obras iniciem vamos buscar um trabalho de integração junto a comunidade”, disse. Roso também destacou a boa relação com o Executivo. “Lembro bem da visita feita pelo Executivo Municipal, até então liderado pelo ex-prefeito Janir Branco, quando foi feito o convite para que a empresa se instalasse no Município. Sempre tivemos uma boa relação, e essa parceria é necessária já que precisamos estar inseridos na comunidade, em especial nas questões de mão-de-obra e tecnologia”, concluiu o presidente.
(Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS)
PUBLICIDADE