Rio de Janeiro - O empresário Eike Batista já é também produtor de petróleo. A OGX, empresa petroleira do homem mais rico do país e oitavo do mundo segundo a revista “Forbes”, informou ontem ter iniciado, exatamente às 19h48m40s de sábado, os procedimentos para extrair seus primeiros barris de óleo no campo de Waimea, na Bacia de Campos. A área fica a aproximadamente 80 quilômetros da costa, em frente a Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.
Segundo o comunicado, foram injetados produtos químicos no poço localizado em águas rasas para o tratamento preliminar do petróleo e gás que serão processados na plataforma. Eike não acompanhou no local o início dos trabalhos de exploração no sábado. De acordo com a assessoria da empresa, o empresário deverá participar esta semana de um evento para marcar a estreia da petroleira.
A OGX é a primeira companhia privada brasileira a produzir petróleo no mar. A reserva de óleo, batizada de Waimea, foi descoberta há dois anos, e a extração começa em fase de teste de longa duração, cuja finalidade é confirmar a produtividade. O início da produção ocorreu com três meses $atraso em relação ao cronograma previsto. A companhia, porém, considera o prazo um recorde, uma vez que o campo foi descoberto em 2009. A produção comercial, contudo, só terá início após a declaração de comercialidade.
Quando a plataforma OSX-1 alcançar a capacidade máxima de produção — de 60 mil barris diários — o que deve ocorrer no segundo semestre de 2013, a OGX se tornará a quarta maior produtora do Brasil, ficando atrás apenas da Petrobras, da Chevron e da Shell. A produção inicial, com a operação do primeiro poço, deverá ficar entre 15 mil e 20 mil barris diários.
— Será a Embraer dos mares — afirmou Eike no seu twitter.
"O fluxo de petróleo será incrementado gradualmente, conforme as boas práticas da indústria para melhor gestão do reservatório", diz o comunicado divulgado ontem pela empresa. A OGX foi criada por Eike Batista em julho de 2007 e, desde então, vem desenvolvendo campanhas exploratórias. A previsão da empresa é que até o fim deste ano mais dois poços sejam postos em operação.
Fonte: portal@d24am.com
PUBLICIDADE