RIO - O gerente-executivo de reservatórios e reservas da OGX, Armando Ferreira, afirmou há pouco que o Campo de Tubarão Martelo, na Bacia de Campos, deve estar produzindo entre 20 mil a 30 mil barris por dia de petróleo (bpd) até abril de 2014.
A plataforma OSX-3 deve iniciar a produção em dezembro deste ano, com a ligação de um poço. Nesta primeira etapa, espera-se que ela produza entre 5 mil bpd a 10 mil bdp. Até abril de 2014, deverão estar ligados um total de quatro poços, com produção entre 5 mil bpd a 10 mil bpd cada um.
Plano de desenvolvimento da área de Tubarão Martelo ainda depende da aprovação da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A avaliação da agência reguladora segue os trâmites dentro do normal e, segundo Ferreira, deve ser concluída “em breve”.
O Campo de Tubarão Azul, na Bacia de Campos, está produzindo, em média, 10 mil bpd, em dois poços: OGX-68HP, com produção de 4 mil bpd, e OGX-26HP, com produção de 6 mil bdp. O poço OGX-68HP voltou a produzir na semana passada e o terceiro poço da OGX no campo ainda está sob intervenção da petroleira para manutenção.
Ferreira afirmou que o quarto poço que estava em estudo para ser perfurado em Tubarão Azul não está confirmado. A empresa ainda avalia a sua viabilidade.
Gás natural
O executivo afirmou disse a produção de gás natural da OGX no Campo de Gavião Real é de 4,5 milhões de metros cúbicos de gás. De acordo com ele, a produção desse mesmo campo deve atingir total de 5,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia até dezembro deste ano.
Para o ano que vem, outros campos também iniciarão a produção, como campo de Gavião Branco e Gavião Azul, atingindo produção total de 7,8 milhões de metros cúbicos de gás por dia. “A gente tem vazão para todo esse gás”, disse o executivo, explicando que o aumento da produção vai ocorrer de acordo com o gás que já foi contratado em leilões.
(Fonte: Valor Econômico/Marta Nogueira)
PUBLICIDADE