RIO - A OSX, companhia de equipamentos offshore (fora do continente) e construção naval do grupo EBX, do empresário Eike Batista, quer produzir no Brasil sua segunda plataforma de produção de petróleo. Segundo o diretor de engenharia e arrendamento da empresa, Eduardo Musa, a OSX conclui em outubro uma licitação para a produção de uma plataforma com capacidade de produção de 100 mil barris diários para a OGX, empresa de exploração de petróleo e gás também controlada pelo EBX.
Segundo Musa, apenas operadores do Brasil foram convidados para a seleção, já que a intenção é ajudar a OGX a cumprir a exigência de 70% de conteúdo nacional nos equipamentos para exploração de campos de petróleo no País. Como ainda não tem estaleiro próprio, a companhia espera achar um centro de produção no Brasil para a encomenda.
?A ideia é fazer no Brasil. Só vamos recorrer ao exterior se a licitação não for satisfatória. Vamos pagar o custo Brasil, mas é possível fazer aqui?, disse Musa, em entrevista coletiva ontem no estande da OSX na Rio Oil & Gas, feira de negócios do setor de petróleo, no Rio. Do total de 48 unidades de produção a serem entregues pela OSX nos próximos dez anos para suprir a demanda da OGX, a produção própria só virá a partir da quinta plataforma, prevista para 2014. Esse é o tempo necessário para que a OSX tire do papel seu primeiro estaleiro no País.
Fonte: O Estado de S. Paulo/AE Agencia Estado
PUBLICIDADE