A Unidade de Construção Naval (UCN) da OSX no Açu, no norte do estado do RJ, teve sua Licença Prévia emitida no dia 28 de Fevereiro último, pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA), da Secretaria de Estado do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro.
A UCN Açu será o maior estaleiro das Américas, contando com tecnologia de última geração e estará localizada no complexo industrial do Superporto do Açu, situado no Distrito Industrial de São João da Barra (DISJB).
A UCN Açu está próxima a grandes siderúrgicas e termoelétricas, e a 150 km da Bacia de Campos, responsável por cerca de 75% da produção brasileira de petróleo. Essas condições favorecem integração logística, eficiência operacional e sinergias industriais locais, reduzindo assim custos com a utilização de chapas de aço e com o fornecimento de energia gerada no próprio Complexo Industrial.
A UCN Açu conta com cais de 2.400 metros de extensão na fase inicial, com potencial de expansão de até 3.525 metros – podendo integrar até 11 FPSO’s e construir 8 WHP’s simultaneamente, em sua versão ampliada.
Com o empreendimento serão criados 10 mil empregos pela Unidade de Construção Naval da OSX durante sua fase de operação e 3.500 na fase de implantação. A equipe da UCN Açu contará com o treinamento e capacitação profissional do Instituto Tecnológico Naval (ITN).
Para Luiz Eduardo Guimarães Carneiro, Diretor Presidente da OSX, "a obtenção da licença previa é o resultado do empenho e dedicação de uma equipe e um marco rumo a liderança nacional no fornecimento de equipamentos e serviço para a industria offshore ". (Da Redação)
PUBLICIDADE