SÃO PAULO - A ocorrência de problemas com o cargueiro Vale Beijing, operado pela coreana STX Pan Ocean para a Vale, é vista como “muita séria” pela mineradora, de acordo com o diretor executivo de minério de ferro e estratégia da companhia, José Carlos Martins. “Vemos isso como muito sério e queremos saber o que realmente aconteceu”, disse o executivo, em encontro com jornalistas em Londres.
Conforme Martins, ainda é cedo para apontar o que pode ter provocado o incidente com a embarcação, que foi transferida para a Baía de São Marcos, no Maranhão, e não faz sentido especular sobre questões técnicas. “Não é usual que isso aconteça e se trata de uma embarcação nova”, disse.
O incidente envolvendo o Vale Beijing ocorreu no sábado à noite, no Terminal de Ponta da Madeira, quando já quase 300 mil toneladas de minério de ferro já haviam sido embarcadas — o cargueiro tem capacidade para 400 mil toneladas.
Desde então, equipes a Vale, da STX e de especialistas de outras companhias estão empenhados em diagnosticar o que houve na embarcação e como solucionar o problema. “Neste momento, não há solução definitiva sobre o que pode ser feito”, acrescentou.
Fonte: Valor / Stella Fontes
PUBLICIDADE