Com o anúncio da exploração de dois poços de petróleo, o município se  prepara para aplicar os novos recursos dos royalties. Setor petrolífero e  turístico na cidade pretendem crescer com força entre 2011 e 2014
 
 Sempre estivemos preparados”, afirma sem titubear o secretário de  Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do Paracuru,  David Nunes de Lima. O município de 32 mil habitantes, distante 84  quilômetros de Fortaleza, será alvo da exploração de petróleo pela  Petrobras no ano que vem. Informação dada com exclusividade pelo O
 
 POVO na edição de ontem.
 
 De acordo com a estatal, serão dois poços perfurados em águas profundas.  A cidade, que desde os anos 70 já recebe estudos e exploração de  petróleo em terra, se prepara para receber mais investimentos, mais  profissionais e mais recursos de royalties.
 
 Para o senador Inácio Arruda, que é membro da comissão de infraestrutura  do Senado, o que está sendo planejado para o próximo ano ainda é  baseado em hipóteses. “Considerando que tenha (petróleo), nós vamos  furar. Indício já existe, mas se ele tem viabilidade econômica ou não,  nós vamos examinar ao fazer os dois furos na plataforma continental  cearense, a 1.400 metros abaixo da lâmina d’água”, explica sobre o  processo que será adotado pela Petrobras.
 
 Outros locais
 Inácio Arruda disse ainda que a possibilidade da exploração com sondas  em Paracuru surgiu porque a Agência Nacional de Petróleo (ANP) resolveu  pesquisar a bacia do Ceará, que vai de Fortaleza até São Luis, passando  por toda Costa Oeste do Ceará. “Também já estão fazendo a pesquisa na  bacia do Cariri para saber se há possibilidade de encontrar petróleo a  ponto de beneficiar”, disse.
 
 De acordo com Arruda, a grande vantagem será exatamente o beneficiamento  do petróleo. “Teremos a fonte de petróleo e o refino, assim não teremos  o custo de transporte”, avalia.
 
 “Agora mesmo nós encontramos em Sergipe petróleo de qualidade em águas  profundas, que é o petróleo leve. E mesmo que você encontre petróleo não  tão leve quanto o do pré-sal – o do pré-sal é tão bom que você pode  botar direto no motor do carro, não precisa nem refinar - você tem a  cadeia completa da produção”, diz.
 
 Segundo o senador esse processo deve atrair muita empresas industriais e  de serviço para a região, gerando um grande número de empregos.
 
 E-Mais
 
 ENTENDA A DISCUSSÃO DOS ROYALTIES
 Os royalties de petróleo são os valores que uma empresa paga ao Estado  ou município para a exploração do recurso em seu território.
 
 Os royalties resultantes da exploração do pré-sal brasileiro foi, e  ainda é, tema de discussões entre os governos estaduais. Os  representantes dos Estados onde a exploração ocorre querem deter os  recursos, enquanto os outros Estados acreditam que o pré-sal é  patrimônio da União e por isso os royalties devem ser distribuídos entre  os estados brasileiros proporcionalmente às dificuldades de cada um.
 
 De acordo com o governador Cid Gomes é importante dividir a partir das  reservas futuras. “A gente sabe que a grande maioria do petróleo  brasileiro está concentrado na faixa territorial que corresponde ao Rio  de Janeiro e Espírito Santo. Isso acaba concentrando em estados já ricos  aquilo que a meu juízo deveria ser melhor distribuído. Eu sou adepto de  que o Rio de Janeiro e Espírito Santo não tenham prejuízo, eles já  assumiram compromissos, já incorporaram os recursos ao orçamento, mas do  que vem de novo, principalmente o pré-sal, que isso seja distribuído a  partir de critérios que levem em conta as desigualdades regionais e que  levem em conta também a população mais pobre”, declarou.
 
 NÚMEROS
 410 
 MILHÕES DE REAIS PROXIMADAMENTE O CEARÁ RECEBEU DE ROYALTIES EM 2010
 
 1,12 
 MILHÃO DE REAIS PROXIMADAMENTE PARACURU RECEBEU DE ROYALTIES EM 2010
 
 Fonte: O Povo (CE)/Henriette de Salvi
PUBLICIDADE

















