MSC

Pernambuco disputa Estaleiro Promar com quatro estados

Decisão sobre o local deve sair na próxima quarta. Estado já arrendou área de 100 hectares em Suape para o empreendimento
Rio - Pelo menos outros quatro estados disputam com Pernambuco a nova localização do Estaleiro Promar, previsto inicialmente para se instalar no Ceará. Os investidores têm até a próxima quarta-feira, dia 30, para apresentar à Transpetro documentação comprovando a posse de uma área que já tenha licença ambiental prévia. Pernambuco sai na frente por já ter arrendado um terreno de 100 hectares em Suape ao Promar, fato publicado no Diário Oficial do Estado da última terça-feira.
"Pernambuco está se preparando, apresentando elementos concretos e se colocando na disputa mostrando que tem cacife. A Transpetro não vive de barcos de papel, vive de barcos de aço e estamos espremidos pelos prazos da Petrobras, então não podemos assinar contrato com um estaleiro que tenha um terreno imaginário", disse o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, negando que esteja havendo pressão política para que o Promar não seja instalado em Pernambuco. Machado participou ontem de uma coletiva de imprensa nesta cidade para falar sobre o lançamento ao mar do navio Celso Furtado, que acontece hoje no Estaleiro Mauá, em Niterói.
Nos bastidores, comenta-se que o governo federal e a Transpetro estariam fazendo pressão para que o Promar se instale em outro estado que ainda não possua indústria naval, como forma de evitar concentração de investimentos. No Nordeste, além de Pernambuco, estariam na disputa mais dois estados, mas nem a Transpetro nem o investidor, a PJMR, dizem quais são. Especula-se que sejam Alagoas e Bahia. Haveria, ainda, um estado no Sudeste (provavelmente o Rio de Janeiro) e outro no Sul (Rio Grande do Sul ou Santa Catarina) interessados no empreendimento.
Machado explicou que o martelo precisa ser batido até a próxima quarta-feira porque os preços apresentados pelo Promar, que garantiram sua vitória na licitação para construção de oito navios gaseiros por US$ 580 milhões, são válidos até o dia 10 de julho. O Promar teria somente até esta data para apresentar os pedidos a seus fornecedores mantendo as mesmas condições. Ou seja, se chegar o dia 30 e só Pernambuco tiver atendido as exigências do investidor, o estaleiro virá para o estado.
"Diversos estados dizem que têm condições de abrigar o estaleiro, mas vamos ter que fazer uma operação São Tomé. Ver para crer. Não adianta dizer, é preciso comprovar e podemos dizer que Pernambuco saiu na frente", completou Sérgio Machado. A disputa pelo Promar começou na sexta-feira passada, depois de uma reunião em Brasília em que ficou decidido que o investidor teria que procurar outro local. A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, não permitiu que o empreendimento fosse instalado numa área conhecida como Titanzinho, gerando um impasse que se arrastou por quase um ano.
Em entrevista do Diario na sexta-feira, o sócio da PJMR, Paulo Haddad, havia garantido que a decisão sobre a nova localização seria tomada "no tempo certo". "Estamos avaliando propostas de Norte a Sul do país", despistou na ocasião. A PJMR é sócia do Estaleiro Atlântico Sul, já em operação em Suape. Machado revelou que na próxima semana a Transpetro vai licitar um estudo para que sejam identificadas outras áreas viáveis para abrigar estaleiros no Ceará, no caso de um possível investimento futuro. O levantamento deve ficar pronto dentro de aproximadamente 120 dias.

Fonte: Diário de Pernambuco/Micheline Batista

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira