MSC

Pernambuco pode ter outro estaleiro

Promar // Projeto pode ser transferido do Ceará para o estado
Pernambuco perdeu um estaleiro e pode ganhar outro. Tudo indica que a STX Europe, que planejava se instalar em Suape, foi desqualificada da licitação da Petrobras para contratação de 28 sondas de perfuração. Mas o mesmo grupo coreano, que se associou à PJMR no projeto do Promar Ceará, pode vir para Pernambuco caso os investidores optem por essa nova localização. Já está decidido que o Promar não vai mais se instalar no Ceará por falta de uma área adequada. Vários estados, de Norte a Sul do país, estão sendo estudados.
A decisão sobre a não instalação do Promar no Ceará foi tomada na noite da última quinta-feira, após reunião realizada em Brasília. Estavam presentes o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra-chefe da Casa Civil Erenice Guerra, o presidente da Transpetro Sérgio Machado e a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins. A PJMR já havia manifestado o interesse pela área do Titanzinho, mas a prefeita não arredou o pé e sustentou que esse "trambolho" não seria instalado na capital.
"Estamos avaliando propostas de Norte a Sul e vamos tomar a decisão no tempo certo"
Paulo Hadadd, sócio da PJMR
Ontem, por meio de nota, a Transpetro informou que "diante da inviabilidade de conseguir, no prazo devido, um terreno adequado no litoral cearense para este tipo de estaleiro e devida licença ambiental prévia, os investidores do estaleiro Promar Ceará já se comprometeram a apresentar localizações alternativas viáveis". As opções deverão ser apresentadas até o dia 30 deste mês à Transpetro, "que decidirá sobre a viabilidade do novo projeto".
O Promar venceu a licitação para construir oito navios gaseiros do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef). Procurado pela reportagem, o sócio da PJMR Paulo Haddad disse que há vários estados interessados em abrigar o equipamento. "Por enquanto não tem nada decidido. Estamos avaliando propostas de Norte a Sul do país e vamos tomar a decisão no tempo certo, talvez antes mesmo do dia 30", declarou.
A PJMR é sócia do Estaleiro Atlântico Sul, já em operação em Suape. Perguntado se haveria interesse eminvestir num segundo estaleiro em Pernambuco, Haddad afirmou que não haveria nenhum impedimento para isso. Sinal de que, se houver articulação por parte do governo do estado, o Promar poderá ser instalado em Suape. A reportagem tentou repercutir o assunto com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, e com o vice-presidente de Suape, Sidnei Aires, mas eles estavam incomunicáveis em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente.
STX - Sócia da PJMR no Promar, a STX pode ter sido desqualificada da licitação das 28 sondas da Petrobras. A Petrobras informou, através de sua assessoria de imprensa, que não se manifestará sobre o processo até que a licitação seja concluída. Mas informações de bastidores indicam que a estatal confirmou a qualificação apenas do Eisa-Alagoas, Alusa-Galvão (que também pretende se instalar em Suape), Andrade Gutierrez, Keppel Fels, Jurong, Estaleiro Atlântico Sul e um consórcio formado pelas construtoras Odebrecht e OAS com a UTC. A licitação foi adiada pela quarta vez. A entrega das propostas, agora, está marcada para o próximo dia 27 de junho. Serão contratadas 28 sondas de perfuração (plataformas do tipo FPSO) para atuar no pré-sal, divididas em quatro lotes de sete embarcações. Cada vencedor poderá levar apenas um lote.

Fonte: Diário de Pernambuco/Micheline Batista

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira