Navalshore 2024

Pesquisa - Clariant assume laboratório da Oxiteno

A Clariant, empresa de especialidades químicas, conta com um novo laboratório de P&D de catalisadores para indústrias química e de petróleo e gás. Localizado na maior instalação fabril da companhia na América Latina, em Suzano (São Paulo), o laboratório inicia suas operações com uma infraestrutura completa, equipamentos de última geração e uma equipe de pesquisadores qualificada e dedicada a desenvolver novas gerações de catalisadores e fornecer suporte técnico a clientes na região.

Em operação plena desde junho, o Laboratório foi constituído a partir da aquisição parcial de ativos de catalisadores da empresa brasileira Oxiteno, em meados de 2012, incluindo patentes e laboratórios de pesquisa. Na transferência dos ativos para o parque industrial de Suzano e instalação da nova unidade, a Clariant aportou recursos adicionais para aperfeiçoar a sua infraestrutura e os serviços oferecidos aos clientes, visando identificar oportunidades para o desenvolvimento de soluções taylor made para o mercado regional. O laboratório de Suzano faz parte de uma rede global de 11 instalações de P&D. “O novo grupo de pesquisa fortalece ainda mais o portfólio tecnológico da Clariant na purificação de gás e aplicações relacionadas ao gás de síntese”, declara Marvin Estenfelder, diretor de R&D Catalysts.

— A projeção de crescimento da indústria de gás no Brasil é significativa, e a Clariant vai contribuir com este crescimento — destaca Stefan Heuser, vice-presidente sênior e diretor da BU Catalysts. “Com este importante investimento, seguimos com nossa estratégia de fornecer um forte suporte aos parceiros locais de negócios. Vamos continuar a desenvolver, conjuntamente, no Brasil, soluções novas e inovadoras com nossos catalisadores e adsorventes”, afirma o executivo.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Os adsorventes da Clariant são usados para purificar o gás natural, que sai do poço com impurezas como enxofre, mercúrio, arsina e outros compostos danosos ao meio ambiente e aos equipamentos do sistema de produção. Os adsorventes da série ActiSorb GP removem esses contaminantes antes da entrada do gás na tubulação, atendendo às especificações da legislação.

Depois de mais de 60 anos fornecendo soluções para a remoção de contaminantes de gás natural e outras cadeias de hidrocarbonetos, a companhia considera o aumento da produção nas reservas do pré-sal e o grande potencial de gás de xisto como uma plataforma para o crescimento na América Latina e no mundo.

O maior rigor das especificações de combustíveis na América do Sul e a necessidade de processar matérias-primas complexas impulsionam a demanda de catalisadores de hidrogênio. A otimização de catalisadores de alto desempenho é essencial para aumentar o fornecimento de hidrogênio nas refinarias.



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira