A Petrobras anunciou nesta sexta (7) a abertura de processos para a venda de ativos no Paraguai e de participação no campo de petróleo de Maromba, na Bacia de Campos.
Com os dois, chegam a quatro o número de processos de vendas de ativos abertosapós a mudança no modelo de negociações determinada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) —os dois primeiros foram para campos de gás natural no Amazonas.
PUBLICIDADE
No Paraguai, o objetivo da estatal é vender três subsidiárias que atuam no país, nos mercados de distribuição de combustíveis, de gás de cozinha e lubrificantes e na venda de querosene de aviação.
Ao todo, são 197 postos, com 113 lojas de conveniência e operações em três aeroportos.
A empresa é líder no mercado paraguaio de combustíveis, com uma fatia de 18% dos postos no país, segundo o prospecto enviado a possíveis compradores.
Poderão participar das negociações empresas que já atuam no ramo de distribuição de combustíveis com uma rede de, no mínimo, 50 postos.
Já o processo do campo de Maromba prevê a venda conjunta, pela Petrobras e pela Chevron, de 100% da concessão. A estatal brasileira opera o projeto, com uma participação de 70% do consórcio.
Maromba tem descobertas de óleo pesado —com menor valor de mercado e mais difícil de extrair— com quatro possíveis jazidas identificadas na área de concessão.
O projeto de desenvolvimento da produção considera uma plataforma com capacidade para produzir 60 mil barris por dia, que poderá entrar em operação até 2019.
A estatal pretende vender US$ 21 bilhões em ativos até o fim de 2018.
Fonte: Folha SP