RIO – A Petrobras encontrou mais indícios de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos. O comunicado foi feito à Agência Nacional do Petróleo (ANP) na terça-feira passada e só divulgado ontem. Embora a estatal não tenha informado o volume de óleo recuperável do poço, o achado é importante porque se deu no mesmo bloco onde a empresa já fez descobertas importantes, como a área de Guará, para a qual estima-se ser possível recuperar entre 1,1 bilhão e 2 bilhões de barris de petróleo.
O bloco em questão é o BM-S-9, do consórcio formado por Petrobras (com 45% da sociedade), a britânica BG (30%) e a espanhola Repsol (25%). Os indícios foram encontrados na parte paulista da Bacia de Santos, a uma distância entre a superfície da água e o fundo do mar de 2.118 metros. A Petrobras é obrigada a notificar a ANP qualquer indício de petróleo, mas não há garantia viabilidade comercial.
Também ontem a Transpetro – braço de logística da Petrobras – lançou licitação para a construção de 80 barcaças e 20 empurradores para transporte de etanol na Hidrovia Tietê-Paraná. Hoje, a empresa não dispõe de embarcações para esse combustível.
Ao todo 25 empresas, das quais cinco estrangeiras, foram convidadas para participar da disputa. O índice de nacionalização das embarcações terá de ser de no mínimo 70%, e elas deverão estar prontas em 2011.
Grandes estaleiros como Eisa e Atlântico Sul, em Pernambuco, não manifestaram interesse. Pelo porte das encomendas – avaliadas pelo mercado em torno de US$ 400 milhões – o interesse maior deverá ser entre os pequenos. (fonte: Folha de Pernambuco)
PUBLICIDADE