Com 11 anos completos, a Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UO-BS), da Petrobras, se prepara para receber cerca de 15 novas plataformas na região, conforme o Plano de Negócio e Gestão 2017-2021 da estatal.
Atualmente a unidade já conta com 15 plataformas e tem produção diária de 1 milhão de barris de petróleo bpd e, quando concluído o projeto, a Bacia de Santos, será a maior produtora de óleo do país, ultrapassando inclusive a Bacia de Campos.
PUBLICIDADE
Outro ponto destaque para a área de UO-BS foi o crescimento na exportação de gás em 2016, que teve um aumento de 16 milhões de metros cúbicos por dia na entrega do produto, volume que dobra o produzido no início do ano passado.
Contudo, todo esse investimento que a Petrobras anunciou que pretende realizar na Bacia de Santos soa um pouco contraditório se fizermos comparação com o desinvestimento da estatal nos campos de Carcará, Iara e Lapa, onde a empresa vendeu ativos para a Statoil e Total, respectivamente. Conquanto, o que nos resta é esperar o desfecho de tais ações e suas consequências.
Fonte: Panorama Offshore