Receba notícias em seu email

MSC

Petrobras anuncia novos benefícios para o Programa Progredir

O Programa Progredir deu início à flexibilização do percentual de vinculação de receitas do fornecedor direto da Petrobras para a sua cadeia. A partir de agora, o próprio fornecedor determinará o percentual-limite, entre 20% e 50% do seu contrato, que deseja vincular também para financiamentos à cadeia de subfornecedores. Esse valor, até então, era fixado em 50%.

O objetivo da Companhia, ao flexibilizar esse percentual, é o de permitir que o fornecedor direto possa ampliar o acesso dos subfornecedores da Petrobras ao crédito, preservando para si um percentual maior de seu contrato, se desejar, para seu próprio financiamento.

Além disso, a partir desta quarta-feira, 1º de agosto, três novos bancos - Citibank, Banrisul e BicBanco - se uniram ao Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, HSBC e Santander, podendo apresentar, via Portal Progredir, propostas de financiamento para fornecedores e subfornecedores da Petrobras e das subsidiárias participantes do Programa. Com isso, a competitividade entre os bancos torna-se ainda maior, uma vez que os fornecedores que entrarem no programa passam a ter acesso simultâneo a nove bancos.

Mais agilidade
A partir deste mês, os novos contratos da Petrobras estão sendo cadastrados automaticamente no portal do Progredir, como forma de dar mais agilidade às solicitações de financiamento. Após o envio do pedido pelo Portal Progredir, o financiamento pode ser obtido pelo fornecedor, em média, em sete dias úteis.

Lançado em junho de 2011, o Programa Progredir viabilizou, até o momento, R$ 2,9 bilhões em empréstimos. Foram realizadas 602 operações, envolvendo 311 empresas de 21 estados de todas as regiões do Brasil.

No primeiro ano de existência do programa, 85% dos fornecedores que tentaram financiamento pelo Progredir obtiveram êxito. A redução média do custo financeiro tem sido de 20% a 40%, alcançando 50% em alguns casos.

Sobre o Progredir

Desenvolvido em parceria com o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), o Progredir permite que empresas que integram a cadeia de suprimentos da Petrobras obtenham empréstimos junto aos bancos parceiros com base nos contratos de fornecimento de bens e serviços assinados com a Companhia.

A iniciativa está alinhada com as ações estruturantes do Plano de Negócios 2012-2016 para o fortalecimento e ampliação do conteúdo local dos projetos da Petrobras. As empresas beneficiadas realizam todas as operações pela internet, por meio do portal (www.progredir.petronect.com.br), sem envolver recursos da Companhia.

O Progredir está baseado na criação de condições favoráveis para a concessão de crédito, lastreado nos serviços a serem prestados ou equipamentos a serem entregues à Petrobras mediante contratos firmados entre os participantes da cadeia de suprimentos. Assim, qualquer fornecedor ou subfornecedor da Companhia está apto a integrar o Progredir e poderá antecipar uma parcela dos seus recebíveis por meio dos bancos parceiros do programa.






PUBLICIDADE




Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira