Estatal vai negociar com duas empresas
A Petrobras cancelou ontem o processo de licitação para a contratação de 21 sondas de perfuração marítima. As unidades terão que ser construídas no Brasil e serão destinadas, especialmente, para a exploração na camada pré-sal.
A estatal informou que vai negociar diretamente com as duas empresas concorrentes, a Ocean Rig e a Sete Brasil. Segundo a companhia, essa estratégia tem como objetivo a "obtenção de melhores condições".
Estima-se que a Petrobras vá pagar em torno de R$ 500 mil por dia para cada unidade alugada.
Não é a primeira vez que a Petrobras cancela a bilionária licitação. O processo já havia sido paralisado em junho, pelo fato de a estatal considerar as propostas apresentadas acima da média do mercado.
A licitação foi retomada e os envelopes foram abertos em outubro. A Ocean Rig apresentou custo menor para construir e alugar as sondas para a Petrobras, batendo a Sete Brasil, empresa da qual a estatal é sócia.
A empresa perdedora entrou com recurso pedindo a desclassificação da Ocean Rig da concorrência. Esta pediu a impugnação do recurso da Sete.
Ao mesmo tempo, a Petrobras iniciou conversas com as duas para tentar reduzir as propostas, mas as negociações não evoluíram.
Fonte: Folha de São Paulo/CIRILO JUNIOR/DO RIO
PUBLICIDADE