A Petrobras concluiu nesta quinta-feira (16) a limpeza da mancha de óleo causada pelo vazamento de uma tubulação da plataforma P-43, localizada no campo de Barracuda, na bacia de Campos, a cerca de 95 quilômetros da costa.
O vazamento ocorreu na noite de segunda-feira, quando aproximadamente 30 barris de óleo chegaram ao mar. A produção foi parcialmente interrompida e o vazamento controlado. A Petrobras ressaltou que comunicou imediatamente o fato à Marinha do Brasil, ao Ibama e à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), acionando, ao mesmo tempo, seu plano de resposta a emergências, enviando embarcações de recolhimento de óleo e de apoio para o local.
"Como o volume e a fina espessura da mancha inviabilizaram o recolhimento do óleo, foram iniciadas ações de dispersão mecânica pelos barcos. Durante todo o tempo, as embarcações permaneceram no local, chegando a um total de cinco de recolhimento de óleo e duas de apoio. Algumas dessas embarcações são equipadas com radares capazes de identificar a presença de óleo mesmo sem a luz do dia, o que permitiu que os trabalhos fossem realizados também à noite", diz a nota divulgada pela companhia.
A produção da unidade não precisou ser interrompida, mas apenas reduzida de cerca de 90 mil para 75 mil barris/dia.
Fonte: Valor
PUBLICIDADE