A Petrobras, operadora do consórcio responsável pelo desenvolvimento do Bloco BM-S-11, assinou Carta de Intenção com a SBM Offshore N.V (SBM) e a Queiroz Galvão Óleo e Gás S.A. (QGOG), para a construção de um navio-plataforma do tipo FPSO (produz, processa, armazena e escoa petróleo) que irá operar no segundo projeto piloto na área de Tupi, na região do pré-sal da Bacia de Santos.
O FPSO será instalado na área de Tupi Nordeste, a 265 quilômetros da costa e em águas de 2.130 metros de profundidade, a 18 quilômetros do poço descobridor de Tupi. A plataforma terá capacidade de produção de 120 mil barris de petróleo leve por dia e cinco milhões de metros cúbicos diários de gás. Será operada pelas empresas responsáveis pela construção e afretada ao Consórcio pelo período de 20 anos.
O bloco BM-S-11 é operado pela Petrobras (65%), em parceria com a BG E&P do Brasil Ltda. (25%) e a Petrogal Brasil/Galp Energia (10%).
O cronograma do projeto prevê a entrega do FPSO 34 meses após a assinatura da Carta de Intenção. Os contratos serão assinados nos próximos dias.
Da Redação
PUBLICIDADE