Ecobrasil

Petrobras contratará 14 mil

Plano de Negócios prevê ainda treinamento de 212 mil pessoas pelo Prominp até 2014

Rio - A Petrobras vai contratar 14 mil funcionários até 2014. A informação é do presidente da empresa, José Sergio Gabrielli, com base no Plano de Negócios da companhia para o período. A maior parte das vagas será aberta no Rio em São Paulo. Perguntado sobre a distribuição das chances por estado, brincou: “Uma de presidente e seis diretores. No Rio”.

Gabrielli confirmou que 270 mil pessoas serão treinadas pelo Programa Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo (Prominp) nesse período, sendo que 78 mil já foram formadas para trabalhar no setor. Pelo calendário da Petrobras, selecionados no 5º ciclo do Prominp começarão a ser chamados no primeiro trimestre. O 6º ciclo deverá começar no segundo semestre de 2011, após a consolidação dos cursos do atual.

Reforço escolar

Diretor da Área de Serviços, Renato Duque adiantou que, por sugestão da estatal, o programa de reforço escolar para ampliar o acesso dos candidatos de Nível Básico à seleção será intensificado: “Nós temos incentivado a parceria entre os governos federal, estaduais e municipais para ministrar esses cursos”.

Experiência de reforço iniciada em Pernambuco foi estendida a outros estados. Segundo o modelo executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, escolas públicas vão oferecer aulas gratuitas para interessados em aumentar suas chances nas provas para os cursos de qualificação do Prominp.

“Hoje, 81% dos formados pelo Prominp, que prepara para funções na indústria do petróleo e fornecedores, consegue emprego no mercado formal, sendo que 68% são absorvidos no setor de petróleo e gás. Os índices são elevados. É claro que não imaginamos que atingiremos 100% de aproveitamento, mas queremos ampliar o acesso”, descreve. O esforço vale a pena. Segundo o diretor de Abastecimento, Paulo Roberto da Costa, só no Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), 80% dos treinados são contratados.

Estatal adquire 30% da Refinaria Alberto Pasqualini

- REFAP — Ontem, a companhia anunciou que comprou os 30% que pertenciam à Repsol na refinaria por US$ 850 milhões, voltando a ter 100% da 5ª maior refinaria do Brasil.

- CARIMBÉ — Reservatório de Carimbé, no pré-sal da Bacia de Campos, entrou ontem em produção.

- PETRÓLEO — Produção nacional deverá crescer de 3,5% a 4% em 2011. Em 2010, a média é de 2,02 milhões de barris por dia.

- TUPI — Declaração de comercialidade do campo do pré-sal será anunciada até o fim do ano.

- SEGURANÇA — Petrobras integra organismo internacional que elabora regras para as principais companhias para prevenir, conter e remediar acidentes.

Mais chances para quem tem Nível Básico

A maior demanda do Prominp é voltada para os profissionais de Nível Básico (75%), depois para níveis Médio e Técnico (19%). Os 6% restantes são de profissões de Nível Superior.

Há cinco anos, esses cursos de qualificação são coordenados pelo Prominp e ministrados em instituições consideradas conceituadas no mercado. Muitos imaginam que, ao obter o diploma, há garantia de emprego na estatal e em outras companhias, o que não é verdade. Não há esse compromisso, embora os cursos do programa sejam muito valorizados. Mas há empresas que atuam na Bacia de Campos que se prontificaram a contratar formados.

Fonte: O Dia Online/ LUCIENE BRAGA

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira