Navalshore 2024

Petrobras diz que é cedo para rever reservas, apesar de previsão da BG

A Petrobras não confirmou as novas estimativas divulgadas pela sócia BG sobre as reservas dos blocos em que são parceiras no pré-sal da bacia de Santos. A estatal brasileira disse que precisa de mais informações para uma eventual reavaliação das reservas.

Na terça-feira, a BG informou ao mercado que, após avaliação de dados de Tupi, Guará e também Iracema, prospectos em que é parceira da estatal brasileira, a melhor estimativa para as reservas nesses locais passou para 10,8 bilhões de barris recuperáveis, 34% acima do ponto médio anterior de 8,1 bilhões de boe (barris de óleo equivalente).

A companhia inglesa disse que sua melhor estimativa para Tupi seria de 9 bilhões de barris (incluindo Iracema, que estimou em 1,65 bilhão de boe) e para Guará de 1,76 bilhão de barris.

A Petrobras informou que "julga relevante a conclusão dos poços que estão em perfuração na área do Plano de Avaliação de Tupi" para emitir qualquer nova perspectiva para o local. Além disso, Guará precisaria de mais poços de delimitação e a realização do Teste de Longa Duração antes de uma nova projeção de reservas.

"As informações (de novos volumes) são de responsabilidade da BG e foram respaldadas por relatório de empresa de consultoria contratada unicamente pela BG", explicou a Petrobras em nota divulgada ontem.

A BG contratou a empresa de consultoria MLL (Miller and Lents, Ltd) para realizar a nova projeção. Segundo a companhia britânica, a MLL teve "acesso total" aos dados que a BG possui sobre os campos citados.

Como operadora, a Petrobras é a responsável por qualquer divulgação do consórcio, o que foi lembrado à companhia britânica pela estatal brasileira.

"A companhia (Petrobras) informou à BG Group a necessidade de cumprimento das regras estabelecidas no Contrato de Operações Conjuntas (Joint Operations Agreement)", disse a Petrobras em nota.

A BG possui 25% do bloco BM-S-11 (onde estão Tupi e Iracema); 25% do BM-S-10 (Parati) e 30% no BM-S-9 (Guará e Carioca).

A Petrobras reafirmou divulgações anteriores nas quais prevê de 5 a 8 bilhões de barris de óleo equivalente recuperável em Tupi e Iracema (Bloco BM-S-11) e de 1,1 a 2 bilhões de barris de óleo equivalente recuperável em Guará (Bloco BM-S-9).
Fonte: Valor Econômico/Denise Luna | Reuters



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira