Receba notícias em seu email

MSC

Petrobras é credora em negociação sobre cessão onerosa, diz ministro

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, antecipou, no fim da manhã desta quinta-feira, uma informação há muito esperada. Segundo ele, a Petrobras é credora da União na negociação em torno do petróleo adquirido sob o regime de cessão onerosa na capitalização da estatal em 2010. “A Petrobras provavelmente recebe algum valor, agora qual é esse valor é que a gente precisa definir. Evidentemente o tamanho desse valor vai determinar o que sobra para a União”, disse o ministro na saída de evento do setor de energia no Rio.

Sem querer mencionar prazos, ele disse que a negociação “avançou bastante nos últimos dias” e que a expectativa é de fechar um entendimento com a Petrobras o quanto antes. “Quando, eu não tenho esse prazo para dar. Os volumes são bastante significativos. Você tem uma série de fatores que precisam ser levados em consideração nas contas, que são a data da declaração de comercialidade, o valor dos poços, o valor pago [pela Petrobras], e tudo isso de um lado e do outro gera um número para um lado e para outro bastante relevante”, disse Coelho Filho.


PUBLICIDADE



Em São Paulo, a gerente-executiva de relações com investidores da estatal, Isabela Rocha, disse que as negociações foram prorrogadas por mais 60 dias e devem levar a uma conclusão dentro desse prazo. Segundo ela, as conversas estão “indo muito bem” com reuniões semanais entre as partes. “As conversas têm avançado bastante”, afirmou, em linha que o informado pelo ministro.

Em relação à venda da Transportadora Associada de Gás (TAG), que reúne as malhas de gasodutos do Norte e do Nordeste, Isabela disse que há muitos interessados. De acordo com ela, muitos investidores foram atraídos pelo sucesso da venda da Nova Transportadora do Sudeste (NTS) para um consórcio liderado pela Brookfield.

Reunião

Representantes do governo e da Petrobras estão reunidos na manhã desta quinta-feira com a secretária de Fiscalização de Infraestrutura de Petróleo e Gás do Tribunal de Contas da União, Gabriela da Costa Silva, para discutir a a revisão do contrato de cessão onerosa no pré-sal. O assunto da pauta foi divulgada pela assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda.

Além do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia, estão presentes no encontro os secretários-executivos Esteves Colnago (Ministério do Planejamento), Paulo Pedrosa (Ministério de Minas e Energia); a diretora-executiva de Exploração e Produção da Petrobras, Solange Guedes; o diretor-executivo Financeiro e de Relação com Investidores da estatal, Ivan Monteiro; e o gerente-executivo de águas ultraprofundas da companhia, Joelson Mendes.

Fonte: Valor






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira