RIO - A Petrobras assinou acordo com a Japan Oil, Gas and Metals National Corporation (Jogmec) com o objetivo de iniciar um estudo de viabilidade técnica para o projeto de dutos flexíveis para produção de petróleo na área do pré-sal.
O estudo de viabilidade técnica para o projeto do duto flexível será a segunda atividade colaborativa a ser realizada entre a Petrobras e a Jogmec. Em 2005, as duas empresas assinaram um memorando de entendimentos para colaboração em atividades nas áreas de exploração e produção de petróleo e gás; saúde, meio ambiente e segurança; além de projetos de pesquisa e desenvolvimento no setor.
A primeira atividade de pesquisa envolvendo as duas empresas começou em 2006, com base em estudos sobre sistemas FPSO (flutuantes para produção, armazenamento e transferência) com casco em formato cilíndrico (mono-coluna), trabalho que, segundo a Petrobras foi concluído “com êxito e apresentando resultados promissores”.
O estudo de viabilidade técnica será conduzido por um consórcio japonês composto, entre outras empresas, pela Furukawa Electric. Seu escopo consiste no desenvolvimento de um projeto de duto flexível para a produção de petróleo offshore em águas ultraprofundas no polo pré-sal. O prazo de conclusão deste estudo é dezembro de 2014.
“Quando o projeto estiver tecnicamente validado, será avaliada a oportunidade de se instalar uma fábrica no Brasil”, diz a nota divulgada pela Petrobras.
(Fonte: Valor Econômico/Rafael Rosas)
PUBLICIDADE