SÃO PAULO - A Petrobras identificou na manhã desta segunda-feira o vazamento de aproximadamente 1,5 mil litros de óleo próximo a uma plataforma de processamento no campo de Marlim, na Bacia de Campos.
A estatal diz, no entanto, que já controlou o vazamento, localizado a aproximadamente 160 quilômetros da costa de Macaé. De acordo com a Petrobras, o óleo vazou de um mangote, antes do procedimento de transferência de petróleo da plataforma para um navio aliviador.
"Assim que constatou a ocorrência, a Petrobras acionou o Plano de Emergência para assegurar a máxima proteção às pessoas e ao meio ambiente", diz a empresa, acrescentando que mobilizou um helicóptero e quatro embarcações especializadas em recolhimento de óleo.
A Petrobras ainda assegura que o incidente não acarretou danos às pessoas e às instalações. "O Plano de Emergência foi desmobilizado após sobrevoo na área, às 14h, em que foi constatado que não havia mais vestígios de óleo no mar", informa a empresa, que já abriu sindicância para apurar as causas do vazamento.
Segundo a empresa, a produção de petróleo na Bacia de Campos não foi afetada. Isso porque a plataforma envolvida não é de produção. Sua função consiste em receber, tratar e armazenar o óleo produzido por outras plataformas na bacia.
Fonte: Valor Econômico/Eduardo Laguna
PUBLICIDADE