DE SÃO PAULO - A Petrobras anunciou ontem a descoberta de uma nova acumulação de petróleo de boa qualidade, no bloco BM-S-8, em águas ultraprofundas no pré-sal da bacia de Santos. Segundo nota da empresa, a descoberta ocorreu no poço 4-SPS-86B, conhecido como "Carcará".
Os volumes do reservatório não foram ainda estimados. A estatal informou que "continua em perfuração buscando determinar o limite inferior dos reservatórios bem como identificar outras possíveis zonas de interesse".
O novo campo é liderado pela Petrobras (66% de participação), em consórcio com a portuguesa Galp (14%), a Queiroz Galvão Exploração e Produção (10%) e a Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás (10%).
Já em assembleia de acionistas, a Petrobras obteve anteontem a aprovação de um orçamento de investimentos de R$ 58,8 bilhões para 2012.
Prioridade definida pela nova administração da companhia -sob orientação da presidente Dilma Rousseff-, a área de exploração e produção de petróleo e gás ficará com 59% do total.
A área de refino, por seu turno, receberá 33% do bolo. Para a de gás e energia, foram reservados 5,42%. De menor importância, as demais áreas (distribuição e biocombustíveis basicamente) ficaram com 2,46% do total.
A estatal projeta investir US$ 224,7 bilhões de 2011 a 2015, cifra que está sob revisão neste momento - existe a expectativa até de uma pequena redução e da postergação de alguns projetos na área de refino.
Na assembleia, os acionistas, reunidos na segunda-feira, deram ainda o aval para o novo Conselho de Administração da estatal.
Os minoritários do setor privado, que selaram acordo inédito, queriam emplacar dois membros. Mas Previ, BNDES e Petros, ligados ao governo e com número maior de ações, vetaram a proposta. O grupo derrotado foi liderado pelo principal acionista minoritário da estatal, o fundo americano BlackRock.
fonte: Folha de São Paulo
PUBLICIDADE