RIO - A Petrobras fez nova descoberta no poço Cabaça Sudeste-2, no litoral de Angola. O poço está localizado a cerca de 100 quilômetros da costa, com profundidade de água de 470 metros e foi perfurado para a delimitação da recente descoberta de petróleo no Bloco 15/06.
Avaliações iniciais indicam a existência de petróleo de alta qualidade, com densidade de 34º API, com vazão de aproximadamente 7 mil barris por dia. A produtividade ficou restrita à capacidade limitada das instalações de superfície.
O bloco é operado pela Eni (35%), em parceria com Petrobras (5%), Sonangol Pesquisa e Produção (15%), SSI Fifteen Limited (20%), Total (15%), Falcon Oil Holding Angola S.A. (5%), e a Statoil Angola Block 15/06 Award S.A. (5%).
Esta é a segunda descoberta no bloco. A primeira, denominada Mpungi-1, anunciada recentemente, foi resultado da perfuração do poço Mpungi-1, localizado a 120 km da costa angolana, em profundidade de água de 1.050 metros e a uma profundidade total de 2.300 metros. Testes iniciais de produção indicaram vazão superior a 6 mil barris por dia de petróleo leve.
Exon
A subsidiária nigeriana da petrolífera Exxon Mobil anunciou na segunda-feira ter descoberto um reservatório de condensados de gás na costa sudeste da Nigéria.
O depósito de 50,3 metros condensados de gás foi descoberto no poço do bloco Pegi-1, a cerca de 75 quilômetros do Estado de Akwa Ibom, disse a empresa.
Fonte: DCI/Agência Estado
PUBLICIDADE