Petrobras faz reuniões para resolver caso Braskem-Quattor

A reunião ordinária do Conselho de Administração da Petrobras marcada para sexta-feira em São Paulo atiçou o mercado com a expectativa de que finalmente deverá ser fechado o acordo para a incorporação da Quattor pela Braskem, petroquímicas em que a estatal participa do capital acionário. Segundo fontes ligadas às empresas envolvidas na negociação, o acordo só está dependendo de uma decisão da Petrobras, esperada para ser tomada na reunião de diretoria da estatal, que está acontecendo neste momento na sede da empresa no Rio.
O acordo vem sendo esperado há mais de um mês e, segundo fontes, estava esbarrando em detalhes levantados pela Petrobras, entre os quais a definição sobre a governança da nova companhia petroquímica que vai ser criada a partir da operação. Além disso, ainda segundo fontes dos dois lados da negociação, a Petrobras estava atrelando o fechamento do negócio a uma definição sobre a participação da Odebrecht - controladora da Braskem - no capital acionário do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e na petroquímica de Suape.
Ao longo do último mês, por várias vezes fontes das empresas envolvidas no negócio chegaram a dar como certo o fechamento do acordo e tentaram antecipar a decisão dando a data exata da divulgação. "Não passa de hoje", "será até amanhã sem falta" ou "antes do final de semana haverá uma decisão" foram frases corriqueiras divulgadas pelas fontes das empresas ouvidas pela imprensa.
O que faz a diferença desta vez é o fato de a reunião do Conselho da Petrobras acontecer exatamente no dia seguinte do encontro da diretoria, no qual pelo menos quatro fontes dizem estar sendo "batido o martelo". Não se trata de uma reunião extraordinária, é de praxe (com poucas exceções) que as reuniões de Conselho da estatal - que contam com a presença da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff como presidente - aconteçam na última semana de cada mês.
Esta será a primeira reunião do ano e a pauta não foi divulgada. Além do acordo do setor petroquímico - caso a diretoria da Petrobras aprove isso - a reunião dará início às discussões sobre a revisão do Planejamento Estratégico da estatal, cuja divulgação acontece ainda no primeiro trimestre.(Fonte: Jornal do Commercio/RJ/Kelly Lima e André Magnabosco/DA AGÊNCIA ESTADO)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira