A Petrobras foi certificada pelo Ministério do Planejamento, nesta sexta-feira (10/11), como uma das empresas brasileiras que mais atendem a requisitos de conformidade, práticas de mercado e excelência em governança e transparência. A companhia obteve nota 10 em todos os quesitos avaliados pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) para formação do inédito Indicador de Governança (IG-Sest).
Para o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, a Petrobras obteve a nota máxima graças à “gigantesca” reformulação pela qual está passando. “A nova Petrobras, que enfrenta com diligência os órgãos de controle, merece nota 10”, afirmou.
PUBLICIDADE
O presidente do Conselho de Administração (CA) da Petrobras, Nelson Carvalho, recebeu o certificado do ministro Dyogo Oliveira. Ele destacou algumas mudanças que ocorreram na companhia e colaboraram para a certificação. “Reformulamos o Conselho de Administração. Hoje, dos nove conselheiros, sete são independentes e contam com diferentes experiências profissionais. Removemos alçadas de autorização para gastos individuais. Cruzamos todas as autorizações de gastos correntes e investimentos entre as áreas de maneira a haver corresponsabilidade permanente”, reforçou. Carvalho também lembrou que houve instalação de seis comitês no próprio conselho com objetivo de detalhar e discutir os temas antes da deliberação final, além de ter sido imputada a corresponsabilidade fiduciária aos gerentes executivos para comprar ou vender um negócio.
Fonte: Petrobras