A novela envolvendo o aluguel da área do antigo estaleiro Ishibrás, no Rio, pela Petrobras, pode ter chegado ao final. Fontes próximas ao negócio disseram ontem que a diretoria da estatal aprovou o arrendamento de parte do terreno do estaleiro em contrato de longo prazo. Hoje, segundo as fontes, a Petrobras poderia fazer um comunicado formal ao mercado sobre o negócio. Procurada, a Petrobras disse, via assessoria, que não se pronunciaria sobre o assunto.
Segundo pessoas envolvidas no negócio, os termos do arrendamento são os mesmos que vinham sendo discutidos desde 2009. Em outubro, circularam informações de que o arrendamento havia sido aprovado, mas à época a transação esbarrou em questões jurídicas.
A Petrobras vai arrendar 320 mil m2 - de um total de 420 mil m2 - por 20 anos. O pagamento será de cerca de R$ 4 milhões por mês. Ao fim do contrato a Petrobras terá a opção de estender o aluguel ou de comprar a área, que pertence à Companhia Brasileira de Diques (CBD). A CBD é controlada por uma sociedade de propósito específico que tem como sócios a Inepar Administração e Participações (IAP) e a Fator Empreendimentos.
Fonte: Valor Econômico/ Francisco Góes, do Rio
PUBLICIDADE