SÃO PAULO - O primeiro poço perfurado pela Petrobras após a assinatura do contrato da cessão onerosa, chamado informalmente de Franco NW, comprovou a extensão dos reservatórios de óleo a noroeste do poço descobridor da área de Franco, informou a estatal ontem, quarta-feira.
Com estimados 3,05 bilhões de barris de óleo equivalente, Franco é a maior área da cessão onerosa, o conjunto de áreas do pré-sal compradas pela Petrobras do governo federal no ano passado, com um volume total de 5 bilhões de barris equivalentes de petróleo.
Na época, a Petrobras pagou 74,8 bilhões de reais pelas áreas, em operação simultânea à da capitalização, com o governo indiretamente ficando com ações da empresa em troca do petróleo.
"A descoberta foi comprovada por meio de amostragens de petróleo de boa qualidade (28 graus API), obtidas em teste a cabo", disse a petroleira em comunicado.
O poço Franco NW fica a aproximadamente 7,7 quilômetros do poço descobridor de Franco, e distante 188 quilômetros do Rio de Janeiro.
A Petrobras informou que as amostras de óleo foram colhidas a partir de 5.460 metros de profundidade, em reservatórios de rochas carbonáticas de espessuras similares às registradas no poço descobridor.
"O poço ainda está em fase de perfuração com o objetivo de atingir a base dos reservatórios com óleo", acrescentou a companhia.
(Fonte: REUTERS/Marcelo Teixeira; edição de Aluísio Alves)
PUBLICIDADE