A fabricante alemã de propulsores marítimos Schottel anunciou, nesta quarta-feira (11), que foi escolhida pelo estaleiro espanhol Gondan para fornecer o sistema de propulsão do barco de apoio Pole Star, que prestará serviços à Lighthouse Board (NLB), autoridade geral de faróis da Escócia e da Irlanda. A embarcação será usada em operações de reparo e manutenção de faróis marítimos, bóias e outros equipamentos ligados a segurança da navegação, e o contrato inclui a manutenção durante toda sua vida útil.
De acordo com a empresa alemã, por causa das características de suas atividades, o navio requer capacidade alta de manobrabilidade apoiada por propulsão e está equipado com dois propulsores dos modelos Schottel RudderPropellers tipo SRP 460 LE e dois TransverseThrusters tipo STT 2, que aumentam a confiabilidade e a segurança durante as operações. Segundo a Schottel, o sistema oferece à embarcação recursos avançados de posicionamento dinâmico mesmo sob condições exigentes.
PUBLICIDADE
Além disso, informou a empresa, os propulsores são instalado na variante L-Drive, com integração vertical motor de acionamento elétrico, que elimina a necessidade de uma caixa de engrenagens superior e resulta em mais eficiência mecânica, redução do consumo de combustível e menor vibração e ruído níveis. E, por sua baixa altura de instalação, permite integração compacta com a embarcação.
A Schottel explicou que, para reduzir o ruído e a vibração, os modelos de porpulsores STTs apresentam instalação elasticamente bem montada, melhorando significativamente o conforto a bordo. Além disso, é possível fazer a inspeção e a manutenção na sala de propulsores.
Os equipamento contam ainda com o Schottel LeaCon, sistema de monitoramento de vedação que oferece segurança e proteção contra a contaminação da água do mar por óleo lubrificante. De acordo com a fabricante, o LeaCon monitora a condição da vedação, permitindo a detecção precoce de desgaste operacional e reduzindo o risco de manutenção não programada.

















