Receba notícias em seu email

MSC

PetroChina e CNOOC se expandem nas Américas

As companhias estatais de petróleo da China acabam de assinar dois novos contratos nas Américas, e continuam a se expandir no exterior a fim de saciar a imensa demanda chinesa por energia.

A PetroChina, maior companhia chinesa de energia pelo volume de produção de petróleo e gás natural, anunciou ontem que adquiriria da estatal brasileira Petrobras participações em três campos peruanos de petróleo e gás natural, por US$ 2,6 bilhões. A CNOOC havia anunciado anteriormente que estava considerando construir um terminal para exportar gás natural liquefeito, da costa oeste do Canadá.

A transação da PetroChina conduz seu investimento em aquisições estrangeiras este ano a US$ 11,8 bilhões, de acordo com a Dealogic. As companhias chinesas estão se expandindo no exterior a fim de garantir suprimentos de petróleo e gás natural para a economia de seu país, que vive rápida expansão.

Em um contrato incomum fora da Europa e América do Norte, a PetroChina não terá de ceder participação majoritária nesses campos a uma estatal de petróleo. Será proprietária completa de dois dos campos, e no terceiro terá 46,2% de participação. Os blocos envolvidos produzem cerca de 16 mil barris diários de petróleo e gás natural.

A CNOOC --que tem participação de 10% no consórcio do campo de Libra, no pré-sal-- assinou contrato com o governo da Colúmbia Britânica, uma província canadense, na noite de terça-feira, para examinar a viabilidade de uma usina de exportação de gás natural liquefeito perto de Prince Rupert, um porto na costa oeste do Canadá.

Fonte: Folha de São Paulo/AJAY MAKAN/SAMANTHA PEARSON DO "FINANCIAL TIMES"/Tradução de PAULO MIGLIACCI  






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira