Ecobrasil

Petroleiras perdem espaço em lista das maiores firmas globais

Petrobras cai 20 postos em receita, mas é a 6ª que mais lucra
DE SÃO PAULO - A queda no preço do petróleo no ano passado fez com que as companhias do setor, inclusive a Petrobras, perdessem espaço no ranking das maiores empresas mundiais feito pela "Fortune".
Na lista atual, aparecem 5 petroleiras entre os 10 maiores maiores faturamentos obtidos em 2009. No levantamento anterior, sete companhias do setor estavam entre as dez maiores receitas.
A anglo-holandesa Shell, que era a líder na lista de 2009, caiu para o segundo lugar. As americanas Chevron e ConocoPhillips e a francesa Total não estão mais entre as dez primeiras -a chinesa CNPC avançou do 13º para o décimo lugar.
A Petrobras desabou no ranking, perdendo 20 posições em relação a 2009: agora está no 54º lugar. A empresa, no entanto, manteve-se como a sexta que mais lucrou no mundo, com ganhos de US$ 15,5 bilhões.
O declínio da receita das petroleiras é um reflexo da queda do preço do petróleo. A cotação média do barril na Bolsa de Nova York atingiu seu maior nível histórico em 2008 (US$ 99,75), ajudando no faturamento do setor. Porém, o preço médio recuou 38% no ano passado.
Além da Petrobras, o Brasil tem seis companhias entre as maiores do mundo, uma mais que em 2009. Ultrapar e JBS são as novidades, e a Gerdau agora não está mais entre as 500 maiores.
O país, no entanto, está muito distante da China (46 empresas, nove a mais que em 2009). A Índia tem oito, a Rússia, seis, e o México, duas. A Indonésia, outro emergente de forte crescimento, não tem nenhuma.

Fonte: Folha de S.Paulo

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira