O primeiro porta-contêineres ultragrande a GNL e bicombustível Hapag-Lloyd acaba de entrar serviço. O "Berlin Express", de 250.000 dwt, faz parte de uma séria de 12 iguais em construção.
A nova classe tem aproximadamente 20% a mais de capacidade do que os maiores navios anteriores da Hapag, a classe A 19. Os maiores navios da empresa foram construídos em 2015 e 2016. O "Berlin Express" tem uma capacidade nominal de 23.664 TEUs, incluindo 1.500 plugues frigoríficos, e opera com uma tripulação de 25 pessoas.
PUBLICIDADE
O "Berlin Express" e seus navios irmãos estão sendo construídos com motores principais MAN ME-GI capazes de funcionar tanto com diesel marítimo convencional quanto com gás natural liquefeito. A Hapag juntou-se ao grupo de elite de operadores de porta-contêineres usando GNL em junho de 2021 com a conversão de um de seus navios existentes para GNL. Segundo a empresa, os novos navios são capazes de atingir uma velocidade de até 22 nós e o sistema de GNL pode operar o motor principal, bem como motores auxiliares e caldeiras.
A entrega do "Berlin Express" ocorreu na Coréia do Sul em 14 de junho no estaleiro hoje conhecido como Hanwha Ocean.
O segundo navio da classe, "Manila Express", será entregue em agosto. A entrega de toda a classe de 12 navios deve ser concluída antes do final de 2024.