A administração do Porto Central (ES) e a M.A.R.S. Europe, empresa especializada em descomissionamento e recuperação de equipamentos e estruturas, firmaram o segundo aditivo ao memorando de entendimentos (MOU), visando o estabelecimento de parceria no Brasil em um estaleiro de desmantelamento e reciclagem de navios de classe mundial.
O documento estende o prazo para a realização de estudo sobre o projeto, incluindo a engenharia, o planejamento ambiental e operacional e as avaliações para garantir sua viabilidade econômica. A assinatura ocorreu durante a Offshore Technology Conference (OTC) Brasil 2025, realizada na semana passada, no Rio de Janeiro (RJ).
PUBLICIDADE
As empresas classificaram a parceria como estratégica para fazer do Brasil referência em gestão sustentável de ativos offshore. Com previsão de definição do projeto para o próximo ano, a iniciativa, segundo elas, reforça o compromisso compartilhado com o desenvolvimento regional, a geração de empregos e a responsabilidade ambiental.
Kim Thygesen, CEO da M.A.R.S. Europe, ressaltou que as duas empresas estão comprometidas em desenvolver uma instalação dedicada ao desmantelamento e reciclagem de navios, semelhante ao modelo da Dinamarca. Ele reconheceu que existem pressões sobre os portos por causa das novas construções e destacou que o escopo visa aliviar o congestionamento portuário e criar um polo especializado para a reciclagem de ativos offshore no Brasil. Segundo o executivo, a extensão do prazo para os estudos reflete a dedicação das empresas em impulsionar a indústria offshore do Brasil, promovendo práticas sustentáveis de descomissionamento e fomentando o crescimento econômico regional.

















