O Porto do Açu e a Sistac, empresa do setor de inspeção, manutenção e reparo de estruturas submersas para a indústria de energia, assinaram nesta quarta-feira (29) memorando de entendimento para a realização de estudo de oferta conjunta de serviços de descomissionamento no complexo portuário-industrial de São João da Barra, no norte do estado do Rio de Janeiro.
O acordo prevê fornecimento de serviços para a etapa de pré-desmantelamento de plataformas e outras unidades offshore, entre eles inspeção, manutenção e reparo de estruturas. Além disso, poderão ser feitas limpeza de casco, corte de amarras, desconexão e retirada dos equipamentos subaquáticos durante o descomissionamento, solda e manutenção de chapa.
PUBLICIDADE
O Porto do Açu tem cais com capacidade para atender até três plataformas em atividades de pré-descomissionamento, com possibilidade de expansão para até dez unidades. O diretor de administração portuária e serviços do terminal, Vinicius Patel, explicou que o acordo com a Sistac faz parte da estratégia de abrigar o primeiro hub de descomissionamento sustentável do Brasil.

















