Portos Itajaí e Navegantes. Melhor ano da história à vista

Movimentação de contêineres dobra e consolida Complexo de Itajaí como o segundo maior do país
ITAJAÍ - Os números nunca foram tão favoráveis no Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu. Um ano e meio após a destruição de dois berços de atracação de navios, na tragédia de 2008, os portos de Itajaí e Navegantes (Portonave) registram um início de ano animador, com números que projetam 2010 como o melhor ano da história em movimentação de contêineres.
Os dois portos praticamente dobraram a movimentação de TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit - unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés) nos cinco primeiros meses de 2010, em comparação com o mesmo período do ano passado. A projeção do superintendente interino do Porto de Itajaí, Alexandre Antonio dos Santos, é de que o complexo movimente mais de 800 mil TEUs até o final do ano:
– Isso consolida a posição do Complexo Portuário do Itajaí como o segundo maior porto nacional em movimentação de contêineres.
Para o diretor comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham, dois fatores podem alavancar ainda mais os números do complexo: a dragagem de aprofundamento dos canais de acesso aos terminais e as obras de reconstrução dos berços destruídos. A previsão é que o complexo portuário esteja restabelecido antes no último trimestre de 2010.
– Essa movimentação tem potencial para dobrar. Já somos (complexo portuário) o segundo maior porto nacional e esse crescimento vem aumentando a diferença para o terceiro, Paranaguá. Mas ainda estamos distantes do Porto de Santos, que movimenta mais de dois milhões de TEUs por ano – avalia Grantham.

Fonte: Jornal de Santa Catarina/FERNANDO ARRUDA



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira